Mensagem de Boas Festas do Presidente da AGADIE.

Publicado em: 21/12/2020

Enfim, encerra-se o ano de 2020, o ano marcado pela pandemia da COVID-19. Apesar da crise deixada por este nefasto acontecimento, vimos uma retomada gradual das atividades econômicas, em especial no mercado imobiliário, indo de encontro às análises pessimistas do início do ano. Felizmente, já estamos em condições de vacinar a população mundial, o que traz um pouco mais de esperança e conforto à toda sociedade.

Por conta da pandemia, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, antecipando mudanças tecnológicas que vinham sendo gradativamente implementadas em nosso cotidiano privado e profissional. Foram várias “lives”, palestras e congressos virtuais, reuniões por aplicativos de imagem e voz. E, apesar da facilidade e agilidade proporcionadas pela tecnologia, também nos deparamos com outros problemas: perda de conexão, travamento de áudio e vídeo, incompatibilidade de sistemas, intimidade expostas on-line pelos mais distraídos, etc.. Contudo, a tecnologia deixa de ser uma promessa para muitos e torna-se uma certeza.

Além dos desafios econômicos e digitais, vivenciamos as mudanças legislativas, como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (13.709/18), a Lei 14.010/20 que dispôs sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório (RJET), o Decreto 10.278/20 que dispôs sobre as assinaturas eletrônicas, o Provimento 100 do CNJ que dispôs sobre o e-notariado e a validação dos atos por meio da videoconferência e o Provimento 94 também do CNJ que tratou sobre a inscrição de atos no Registro de Imóveis, entre outros.

A AGADIE, com seus mais de 200 associados, teve que se reinventar e adaptar-se ao meio digital, realizando grupos de estudos e palestras por meio virtual. Além disso, inaugurou canal na conhecida plataforma “Youtube”. Manteve-se, com isso, o principal objetivo da entidade, de buscar o benefício decorrente da troca de informações e experiências, bem como o estudo e debate das questões jurídicas do direito imobiliário empresarial, pugnando pelo aperfeiçoamento dos institutos jurídicos. Está lá, no nosso Estatuto.

E é com este espírito, de debate, estudos, colaboração e fraternidade que encerramos o ano de 2020, para que, com saúde, sabedoria e muita perseverança, honrando a história daqueles que nos deixaram, iniciemos um novo ano.

Um feliz natal a todos e um 2021 próspero e fraterno!

Abraço afetuoso!

Eduardo de Mendonça Heinz
Presidente da AGADIE
Gestão 2020/2022



Pesquisar notícias


Voltar